segunda-feira, 27 de junho de 2016

::: VOCÊ SABIA? Papas Negros

27/06/16

      ::: PAPAS NEGROS :::       

A Igreja Católica já teve três papas africanos. Vítor I (189-198), Melquíades (311-314) e Gelásio I (492-496) assumiram numa época de relações estreitas entre a Igreja e o Oriente. Alexandria, Cartago e Hipona eram cidades chave para o domínio cristão – e cargos relevantes foram destinados a homens dessas regiões.

“Até o século 5, houve um forte intercâmbio entre a Itália e o norte da África”, diz o bispo gaúcho Zeno Hastenteufel, especialista em história da Igreja. “Mas, embora fossem africanos, os papas não eram negros.” Devido à mistura de raças na região, é mais provável que eles fossem mestiços – pardos, num termo usado hoje. A confirmação é difícil, pois não há referências da época. “Os primeiros papas só foram retratados séculos depois, em imagens que não passam de uma representação simbólica”, diz o teólogo Fernando Altemeyer, da PUC de São Paulo.

Houve três papas africanos que vieram de uma região do norte da África, onde os povos eram predominados negros. Embora não haja nenhum retrato autêntico destes papas, há desenhos e referências na enciclopédia católica a respeito de ser africano. Os nomes dos três papas africanos são Vencedor ou Victor, Gelasius e Melquiades ou Miltiades . 

Todos são santos:-

* São Vitor I - natural da Tunísia/ África, foi sucessor de Santo Eleutério no trono pontifício e foi o 14o. papa da Igreja Católica. Apóstolo rigoroso no zelo pela Igreja de Cristo, tinha pleno conhecimento de suas atribuições conferidas por Deus. Pôs em evidência a autoridade papal, combateu constantemente a heresia. Estabeleceu que qualquer tipo de água, quer seja de um rio, mar ou outras fontes, poderiam ser utilizadas no batismo, no caso de faltar água benta. Outra contribuição importante foi que Vítor apoiou o domingo como dia sagrado, em substituição do sábado, em memória da ressurreição de Jesus Cristo. Foi Vítor também quem determinou a fixação do dia de celebração da Páscoa, excomungando todos os bispos que se opuseram à mudança.


* S. Gelásio I - de origem africana. Eleito em 1º de março de 492, instituiu o Código para uniformizar funções e ritos das várias Igrejas. Amou os pobres e viveu na pobreza. Por sua caridade, foi chamado "Pai dos pobres". Defendeu a supremacia da Igreja e permaneceu firme contra as heresias do Oriente. Viveu em vida de oração e insistia com os presbíteros para que fizessem o mesmo. Morreu em 21 de novembro de 496.


* São Melquíades - também da África, região norte, talvez um berbere e foi 32o. papa, sucessor de Santo Eusébio, em 311, quando Máximo era imperador romano. Em 312, Constantino subiu ao trono, oficializando a prática da religião cristã. Foi um tempo de expansão do cristianismo. São Melquíades trabalhou intensamente para recuperar os bens da Igreja, que haviam sido confiscados durante a perseguição. Zelou também pela integridade da fé cristã, ameaçada pelas heresias de Donato e de Ceciliano. Para pôr fim às dissenções internas da Igreja, convocou um concílio em 313, onde procurou a reconciliação e a união dos corações divididos. Santo Agostinho o chamou de "filho da paz e pai dos cristãos". Morreu no dia 10 de janeiro de 314 e foi enterrado no cemitério de São Calisto.


Além destes papas temos vários santos de pele negra, que fizeram muito pela Igreja de Cristo. Vamos aos santos negros:-
* S. Mauricio, S. Mônica, S.Efigênia, S.Antonio de Cartageró, S.Elesbão, S.Benedito, S. Felicidade, S. Adriano, S. Moses, S.Agostinho, S. Atanásio, S. Marcelino de Cartago, S. Bakita, S. Frumencio, S.Cipriano, S.Pedro Claver, S.Sara Kali, Santos Timóteo e Maura...


Fontes :- 
* Wikipedia
* http://diadelaetnia.homestead.com/Santoafricanos.html
* www.wikiwand.com


Livros :- 
* http://www.journalofafricancivilizations.com/product/APEEPE-001
* http://www.amazon.com/African-Presence-Europe-Journal-Civilizations/dp/0887386644


por Mãe Dinah D'Iansã

0 comentários:

Enviar um comentário

 

© Aldeia do Caboclo Pedra Preta by Dmaga - Designed by Simply Fabulous Blogger Templates