sexta-feira, 6 de junho de 2014

::: Um Abraço que Vale Toda uma Luta



 Terreiro do GANTOIS



 UM ABRAÇO QUE VALE TODA UMA LUTA CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA  

Festa de 12 anos de Celebração 
de Mãe Carmen no Gantois


Em determinado momento da festa, filhos e filhas de santos da casa resolveram homenagear Mãe Carmen cantando à capela a música "A Força do Gantois" do grande mestre do samba, Nelson Rufino. Para valorizar a beleza e a força do canto espontâneo dos integrantes do Gantois, usamos no início da edição deste filme, a gravação do DVD de Nelson e que conta com a bela participação de Mariene de Castro. Mas, a cena mais tocante desse registro, histórica até, é o abraço caloroso entre Mãe Carmen, a Iyalorixá do Gantois e o Pastor Djalma Torres, líderes de religiões tão diversas, que celebram emocionados a concórdia, o maior aliado da paz contra a intolerância religiosa.




A FORÇA DO GANTOIS
Canto para Mãe Carmem
( Nelson Rufino )

A força do Gantois continua lá
Mãe Carmem mandou dizer num tom bem feliz
Que está seguindo o caminho que Mãe Minininha sempre quis
Na mesma fé, na mesma raiz
Quem se afastou por um tempo pode chegar
Bater cabeça de novo no Ganzua
Que a filha de Oxa Guiã tá lá para lhe receber
E lhe abençoar com as águas de Oxalá
Salve Dona Oxum, que cuidou de mãe menininha
Seu Oxa Guiã está cuidando da sua filhinha
Tem, tem muito axé no Terreiro do Gantois
Mãe menininha ensinou pra tudo continuar
Vem ver, vai lá confirmar
O bem, o dom que Deus dá





  CARMEN OLIVEIRA da SILVA  
(Mãe Carmen do Gantois ou Mãe Carmen de Oxalá)
Nasceu em 29 de dezembro de 1928, Salvador, Bahia.

Filha caçula de Mãe Menininha, Mãe Carmen de Oxaguian foi iniciada aos 7 anos de idade, nasceu e cresceu dentro da Casa do Candomblé e viveu grande parte de sua vida como Iyalaxé do Gantois. É mãe de 02 filhas, Ângela Ferreira Iyakekerê e Neli Cristina Iyadagan, tem 03 netos, sendo todos iniciados no candomblé, e 01 bisneta. Desde 2002, está no comando do Candomblé do Ilé Iyá Omi Asé Iyamasé – Terreiro do Gantois, na cidade de Salvador, Bahia, quando assumiu o posto de Iyalorixá. 

Ao longo dessa trajetória, tem desempenhado um papel fundamental na preservação das tradições de sua família, que possui ancestralidade africana, dando seguimento com muito respeito, amor e firmeza à missão que os Orixás designaram.

Recebeu a Medalha 02 de Julho, pela Prefeitura Municipal do Salvador, entregue a personalidades baianas de destaque. E, pelo Governo do Estado, possui o título de Grã Mestre Comendadora. Em virtude de todo o trabalho que tem desenvolvido para preservação das tradições numa perspectiva de diálogo inter-religioso, Mãe Carmen foi agraciada com a “Medalha dos 5 Continentes ou da Diversidade Cultural”, comenda entregue pela Unesco.


Fonte: 
* Youtube - (Imagens captadas através de smartphone Motorola X pelo jornalista Valber Carvalho, Terreiro do Gantois, Salvador, Bahia, 30/05/2014) - Publicado a 05/06/2014

* Wikipédia - Mãe Carmem de Oxalá
  


pesquisa por Mãe Dinah D'Iansã
06/06/14
 

0 comentários:

Enviar um comentário

 

© Aldeia do Caboclo Pedra Preta by Dmaga - Designed by Simply Fabulous Blogger Templates