terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

:::120 Anos de Mãe Menininha



Terreiro do Gantois celebra 120 anos
 do nascimento de Mãe Menininha 

Ela é considerada uma das mais admiradas mães de santo do Brasil.
Instituto ACM irá abrir exposição sobre a Ialorixá na terça-feira (11).
 
O terreiro de Candomblé Gantois celebra nesta segunda-feira (10) a memória da Ialorixá Mária Escolástica da Conceição Nazaré, conhecida como "Mãe Menininha", que completaria neste dia 120 anos. Ela morreu em 1986, aos 94 anos, e é considerada uma das mais admiradas mães de santo do Brasil. 

Para homenagear a ialorixá, o Instituto ACM - Ação, Cidadania e Memória irá abrir na terça-feira (11) a exposição Mãe Menininha do Gantois - 120 anos de tradição. A mostra segue até o dia 22 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e de 13h30 às 17h, e aos sábados das 9h às 12h, na rua Saldanha da Gama, no Pelourinho. A entrada é franca. 

Mãe Menininha era filha dos descendentes de africanos Joaquim e Maria da Glória, que eram da nação Egbá-Arakê, das terras de Agbeokutá, no sudoeste da Nigéria. A Ialorixá era bisneta dos negros libertos Maria Júlia da Conceição Nazareth e Francisco Nazareth de Eta. 

A mãe de santo foi iniciada no Candomblé aos oito meses de idade, para o orixá Oxum e, desde cedo, seguiu a tradição da família na religião no terreiro do Gantois. O templo religioso, que fica no bairro da Federação, em Salvador, tem origem Ketu, e mantém a política do matriarcado e de sucessão hereditária familiar. 
Fonte: G1 - Bahia




0 comentários:

Enviar um comentário

 

© Aldeia do Caboclo Pedra Preta by Dmaga - Designed by Simply Fabulous Blogger Templates