terça-feira, 27 de agosto de 2013

::: Carta Magna de Umbanda (R&C)




Saravá à todos!

Sacerdotes e Irmãos...
Constantemente dizemos ser perseguidos e descriminados e o que fazemos para mudar esta situação?! Aqui a oportunidade de modificar nossa realidade, nos unindo e prestigiando iniciativas como esta, e mostrando que somos numerosos. Então, segue convite para Sessão Plenária na Camara de Vereadores de Campinas sobre a Umbanda. Por favor, compareçam para debatermos sobre nossa religião.
Abaixo mais informações da importância deste evento à nossa Umbanda e sua magnitude.
Divulguem em suas casas e redes sociais!
À Luz de Nzambi!! 

 ::: CONGRESSO NACIONAL DE UMBANDA ::: 

* O que é o Congresso Nacional de Umbanda?

O Congresso Nacional de Umbanda é uma forma de agregar a pluralidade dentro da religião de Umbanda. Respeitando as várias formas de manifestação e de trabalhos litúrgicos existentes nas diversas vertentes dentro da Religião de Umbanda. Os assuntos em questão são extremamente relevantes, sendo assim, trata-se de uma questão Nacional e não apenas Estadual ou Municipal. Criarmos um documento enfatizando o que é Umbanda, com respostas a vários temas relevantes, não só irá definir o que é Umbanda, como dará uma notoriedade importante diante de qualquer questão. Após este documento ser elaborado teremos fonte rica para o crescimento da religião de Umbanda.

* Objetivo

O objetivo do Congresso Nacional de Umbanda é de fortalecer o crescimento da religião, onde através de uma base sólida, poderemos definitivamente criar uma identidade única e exclusivamente Umbandista. A “Carta Magna de Umbanda” será um importante documento, onde todos os Órgãos Federativos, Catedráticos da Religião, Escolas de Umbanda, Imprensa, assinarão tendo validade em todo o território Nacional.

O objetivo é ter este importante documento “Carta Magna de Umbanda” reconhecida por Lei, sendo levada a Órgãos Governamentais, onde  de maneira definitiva estaremos organizados em nossa base, social e política. Servirá ainda para ser afixada na parede de todos os templos de Umbanda onde todos observarão o quão importante é a Religião de Umbanda, mostrando para a opinião pública a resposta do que é esta grande Religião. Ressaltando que temos o dever de possuirmos representatividade política! Ainda todo candidato político deverá se comprometer com a Carta Magna de Umbanda, desta maneira estaremos nos protegendo de oportunistas que se apresentam como religiosos de Umbanda, porém, não o são!



 ::: CARTA MAGNA DE UMBANDA :::  


**Todas as propostas aqui elaboradas não estão finalizadas, são para apreciação e avaliação para traçarmos as melhores formas de abordar os temas.

- A Umbanda é religião e tem em seus fundamentos  a base na crença em um Único Deus,  e sua estrutura se estende através do panteão de forças que cremos em nossa liturgia, os Orixás.
- Acreditamos nos espíritos da Umbanda com suas linhas e sublinhas, onde os denominamos de guias espirituais.

- Dando por verdade que a religião teve as influências das filosofias Indígena, Africana, Kardecista e Católica.

- Cremos em Oxalá - Jesus Cristo e seguimos seus ensinamentos.

- Possui sacramentos e ritos próprios de batismo, casamento e fúnebre.

- A Umbanda é uma religião de culto a natureza através dos Orixás, sendo assim é uma religião ecológica.

- Seus ritos são realizados através de orações, que podem ser cantadas, ritmadas com a utilização de instrumentos musicais.

- Todos estes aspectos dentro da religião de Umbanda se sustentam como fonte de atuação através da prática caritativa, assistencialista e religiosa aos que a ela recorrem.

- A Umbanda atua na elevação e educação religiosa praticando trabalhos que visam a evolução do ser humano.

- Entende-se que a religião de Umbanda, respeitando suas influências, é genuinamente brasileira, com duas características em sua origem:
* Primeira- que ela é milenar em suas atribuições espirituais em relação a manifestações.
* Segunda– que se iniciou através do Médium Zélio Fernandino de Moraes com a terminologia Umbanda, em 15 de Novembro de 1908, em Neves, Niterói, através do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Ainda o médium Zélio teve a manifestação de Pai Antônio, que nos trouxe o sincretismo dos Orixás.

- A Umbanda se pratica por meio da doação pessoal, onde os médiuns de forma voluntária atuam na ajuda mutua, visando a Caridade.

- Possuem compromisso, onde a responsabilidade é o alicerce ético na prática religiosa no combate do baixo espiritismo.
 
A Umbanda é:  Doação, Caridade, Compromisso, Prosperidade.

Doação -  A Umbanda tem no voluntariado a forma de crescimento natural da religião, onde a participação se faz fundamental.
 
Caridade -  A ação caritativa é uma das formas da elevação do espírito.  Fora da caridade não existe a compreensão da missão evolutiva do religioso de Umbanda.
 
Compromisso - A Umbanda tem no médium compromissado com o bem, com a verdade, com a lealdade, com a caridade, com a entrega pessoal, com o respeito, a essência do verdadeiro religioso como forma de evolução.
 
Prosperidade -  A Umbanda defende que todo seguidor da religião deve ser prospero. A prosperidade se da pelo esforço constante do conhecimento e trabalho individual, onde amparado por sua fé conquista seus objetivos.
 
Racismo

 A Umbanda é uma religião brasileira e assim como seu povo que é miscigenado, existindo a representação de várias raças. A Umbanda é o exemplo inter-racial e responde por ela mesma, pois tem em sua base o negro o indígena e o europeu. Mostra-se como exemplo de cultura e educação, coibindo qualquer forma preconceituosa.

Homossexualidade

Na Umbanda todo ser humano é visto como irmão (a) espiritual, sendo aceita qualquer orientação sexual.  Assim a religião entende e acolhe espíritos e não o gênero. Discriminação e preconceito, não são ensinados pelos nossos guias, entendendo que a Umbanda acolhe a todos.
Encarnamos com propósitos e escolhas, sendo fundamental respeitarmos o livre arbítrio da escolha pessoal de cada indivíduo.

Drogas

Todos que recorrem aos vários Templos de Umbanda encontrarão o lado assistencialista. O dependente químico deve ser tratado sem aspectos preconceituosos, tendo total assistência por parte da religião de Umbanda.
A Umbanda respeita a vontade do individuo em buscar e aceitar o tratamento espiritual. Deve ser observado e respeitado nos tratamentos, o lado psicológico, o comprometimento químico e atenção espiritual para o dependente e sua família. 

Eutanásia / Suicídio

A Umbanda, por valorizar a vida, nos aspectos terreno e espiritual, entende que a passagem deve ser natural, respeitando a Lei do carma e aprendizados importantes ao espírito.Só o Criador através de Sua Onisciência, Onipresença e Onipotência sabe o momento do desenlace carnal daquele indivíduo.Práticas que atentam contra a vida, seja de que forma for,  não são aceitas pela religião de Umbanda.

Aborto
 
Entende-se que a partir da concepção já existe vida, um espírito que anseia por sua evolução.As observações dos resgates espirituais, através dos acontecimentos, necessitam ser levados em consideração. A Umbanda é contra a prática do aborto; porém, quando existe o risco de morte da mãe, o arbítrio deve ser dela. O aconselhamento direto com os guias de Umbanda é fundamental para que as ações sejam feitas sempre baseadas na espiritualidade.
 
Violência doméstica

A Umbanda não aceita qualquer forma de violência doméstica, atendendo aos parâmetros da legislação vigente com destaque para:  Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente, Leis de proteção à mulher e a Carta das Nações Unidas (ONU), onde os direitos da pessoa humana devem ser preservados, combatendo qualquer tipo de violência doméstica

O papel da mulher  na sociedade
 
A Umbanda defende o direito de igualdade, onde a mulher deve ocupar qualquer posição com o mesmo tratamento. As mulheres na Umbanda estão em todos os níveis hierárquicos da religião, mostrando a toda sociedade o exemplo a ser seguido. Entendemos que a religião de Umbanda é exemplo a todos os segmentos religiosos, pois valorizamos as mulheres em seu exercício sacerdotal.

Pedofilia / Maus tratos

A Umbanda não aceita qualquer forma de ato que atente contra a criança e o adolescente, em especial os casos de pedofilia e maus tratos, e defende que as Leis já estabelecidas devam ser aplicadas. Pessoas que possuem desvio de conduta podem estar sendo obsidiadas, ou mesmo necessitam de acompanhamento psicológico, unido de orientação espiritual.

Posicionamento e ética em relação à Umbanda e outras religiões

A Umbanda traz em si a base religiosa que deve ser respeitada. Amar, respeitar, não julgar, não caluniar, atuar sempre com verdade, na base do bem, da educação e da elevação. O posicionamento ético em qualquer religião deve se basear em tais atributos, manifestado pelo verdadeiro religioso de Umbanda. Sobre a questão inter-religiosa a Umbanda respeita todas as religiões e busca o Estado Laico, não discriminando nenhum tipo de manifestação religiosa que vise o respeito e evolução do ser humano.

Sobre os médiuns e assistidos
 
Os médiuns e assistidos em geral são vistos como religiosos e devem agir como tal, acreditando em Deus, nos Orixás e guias espirituais, possuir os atributos da Fé, amar seu semelhante, não julgar, jamais caluniar, ser um pacificador, estar a serviço do bem e jamais utilizar o seu conhecimento de forma torpe. Estes atributos são posicionamentos éticos para todos que comungam da Fé de Umbanda.

Candidatos à política  na  Umbanda

A Umbanda exige que todo candidato que se apresente dentro da religião, concorde, se comprometa e assine documento público com o compromisso de seguir a “Carta Magna de Umbanda”. Assumindo sua posição expondo em seu próprio site, blog e em suas redes sociais. Entendendo que este documento protege a religião de oportunistas e pessoas mal intencionadas. Para tanto, a religião deve estar apontando qualquer tipo de possível desvio de comportamento do possível representante da religião.
Ensino religioso

 A Umbanda defende o ensino religioso nas escolas de forma ecumênica, porém, enfatiza a inclusão da Carta Magna de Umbanda como fonte didática e a música umbandista como forma de inclusão social. Assim como as demais religiões, a Umbanda passa a ter um documento que esclarece de forma objetiva sua base.
 
Conceitos, Umbanda no Mundo e Jurídicos.

A Umbanda não aceita e não compactua com trabalhos de ordem trevosa, não faz amarração, ou atua de maneira que corrompa a base da família. Não cobra trabalhos caritativos de atendimento e aconselhamento, porém, temos que ter ressalva em relação aos elementos ritualísticos utilizados. A Umbanda esta em vários Países do Mundo, levando a Paz e a Elevação de uma Religião que defende os direitos pela igualdade, respeitando a pluralidade de cada Nação. As bases da “Carta Magna de Umbanda” são os princípios seguidos por religiosos de Umbanda pelo Mundo.
 
A Umbanda como religião ecológica, tem em seus seguidores os defensores da natureza.  Entendemos que o Orixá é a força da natureza em nosso planeta e manifestação do Criador em nós. Sendo o nosso maior altar a própria natureza.  Observamos que não cabe á nenhum umbandista cultuar despachos em zonas publica urbano, visto que os pontos de irradiação estão juntos a natureza.  Sabemos da  necessidade de fazer oferendas ao povo da rua, nossos exus e pombagiras,  porém é  importante que  haja o levantamento dos despachos antes do raiar do dia, respeitando as pessoas que professam outras crenças e a ordem publica.
 
Do ponto de vista administrativo jurídico -  A Carta Magna de Umbanda defende a necessidade de organização jurídica e administrativa, no que diz respeito a organização dos templos e federações.

Mais Informações: http://www.congressonacionaldeumbanda.com.br/site/




0 comentários:

Enviar um comentário

 

© Aldeia do Caboclo Pedra Preta by Dmaga - Designed by Simply Fabulous Blogger Templates