Saravá à todos!
Sacerdotes e Irmãos...
Constantemente dizemos ser perseguidos e descriminados e o que fazemos para mudar esta situação?! Aqui a oportunidade de modificar nossa realidade, nos unindo e prestigiando iniciativas como esta, e mostrando que somos numerosos. Então, segue convite para Sessão Plenária na Camara de Vereadores de Campinas sobre a Umbanda. Por favor, compareçam para debatermos sobre nossa religião.
Abaixo mais informações da importância deste evento à nossa Umbanda e sua magnitude.
Divulguem em suas casas e redes sociais!
À Luz de Nzambi!!
::: CONGRESSO NACIONAL DE UMBANDA :::
* O que é o Congresso Nacional de Umbanda?
O Congresso Nacional de Umbanda é uma forma de agregar a pluralidade dentro da religião de Umbanda. Respeitando as várias formas de manifestação e de trabalhos litúrgicos existentes nas diversas vertentes dentro da Religião de Umbanda. Os assuntos em questão são extremamente relevantes, sendo assim, trata-se de uma questão Nacional e não apenas Estadual ou Municipal. Criarmos um documento enfatizando o que é Umbanda, com respostas a vários temas relevantes, não só irá definir o que é Umbanda, como dará uma notoriedade importante diante de qualquer questão. Após este documento ser elaborado teremos fonte rica para o crescimento da religião de Umbanda.
* Objetivo
O
objetivo do Congresso Nacional de Umbanda é de fortalecer o crescimento
da religião, onde através de uma base sólida, poderemos definitivamente
criar uma identidade única e exclusivamente Umbandista. A “Carta Magna de Umbanda” será um importante documento, onde todos os
Órgãos Federativos, Catedráticos da Religião, Escolas de Umbanda,
Imprensa, assinarão tendo validade em todo o território Nacional.
O objetivo é ter este importante documento “Carta Magna de Umbanda”
reconhecida por Lei, sendo levada a Órgãos Governamentais, onde de
maneira definitiva estaremos organizados em nossa base, social e
política. Servirá ainda para ser afixada na parede de todos os templos
de Umbanda onde todos observarão o quão importante é a Religião de
Umbanda, mostrando para a opinião pública a resposta do que é esta
grande Religião. Ressaltando que temos o dever de possuirmos
representatividade política! Ainda todo candidato político deverá se
comprometer com a Carta Magna de Umbanda, desta maneira estaremos nos
protegendo de oportunistas que se apresentam como religiosos de Umbanda,
porém, não o são!
::: CARTA MAGNA DE UMBANDA :::
**Todas as propostas aqui elaboradas não estão finalizadas, são
para apreciação e avaliação para traçarmos as melhores formas de abordar
os temas.
- A Umbanda é religião e tem em seus fundamentos a base na
crença em um Único Deus, e sua estrutura se estende através do panteão
de forças que cremos em nossa liturgia, os Orixás.
- Acreditamos nos espíritos da Umbanda com suas linhas e sublinhas, onde os denominamos de guias espirituais.
- Dando por verdade que a religião teve as influências das filosofias Indígena, Africana, Kardecista e Católica.
- Cremos em Oxalá - Jesus Cristo e seguimos seus ensinamentos.
- Possui sacramentos e ritos próprios de batismo, casamento e fúnebre.
- A Umbanda é uma religião de culto a natureza através dos
Orixás, sendo assim é uma religião ecológica.
- Seus ritos são realizados
através de orações, que podem ser cantadas, ritmadas com a utilização de
instrumentos musicais.
- Todos estes aspectos dentro da religião de Umbanda se sustentam
como fonte de atuação através da prática caritativa, assistencialista e
religiosa aos que a ela recorrem.
- A Umbanda atua na elevação e educação religiosa praticando trabalhos que visam a evolução do ser humano.
- Entende-se que a religião de Umbanda, respeitando suas
influências, é genuinamente brasileira, com duas características em sua
origem:
* Primeira- que ela é milenar em suas atribuições espirituais em relação a manifestações.
* Segunda– que se iniciou através do Médium
Zélio Fernandino de Moraes com a terminologia Umbanda, em 15 de Novembro
de 1908, em Neves, Niterói, através do Caboclo das Sete Encruzilhadas.
Ainda o médium Zélio teve a manifestação de Pai Antônio, que nos trouxe o
sincretismo dos Orixás.
- A Umbanda se pratica por meio da doação pessoal, onde os
médiuns de forma voluntária atuam na ajuda mutua, visando a Caridade.
- Possuem compromisso, onde a responsabilidade é o alicerce ético na
prática religiosa no combate do baixo espiritismo.
A Umbanda é: Doação, Caridade, Compromisso, Prosperidade.
Doação - A Umbanda tem no voluntariado a forma de crescimento natural da religião, onde a participação se faz fundamental.
Caridade - A ação caritativa é uma das formas
da elevação do espírito. Fora da caridade não existe a compreensão da
missão evolutiva do religioso de Umbanda.
Compromisso - A Umbanda tem no médium
compromissado com o bem, com a verdade, com a lealdade, com a caridade,
com a entrega pessoal, com o respeito, a essência do verdadeiro
religioso como forma de evolução.
Prosperidade - A Umbanda defende que todo
seguidor da religião deve ser prospero. A prosperidade se da pelo
esforço constante do conhecimento e trabalho individual, onde amparado
por sua fé conquista seus objetivos.
Racismo
A Umbanda é uma religião brasileira e assim como seu povo que é
miscigenado, existindo a representação de várias raças. A Umbanda é o
exemplo inter-racial e responde por ela mesma, pois tem em sua base o
negro o indígena e o europeu. Mostra-se como exemplo de cultura e
educação, coibindo qualquer forma preconceituosa.
Homossexualidade
Na Umbanda todo ser humano é visto como irmão (a) espiritual, sendo aceita qualquer orientação sexual. Assim a religião entende e acolhe espíritos e não o gênero. Discriminação e preconceito, não são ensinados pelos nossos guias, entendendo que a Umbanda acolhe a todos.
Encarnamos com propósitos e escolhas, sendo fundamental respeitarmos o livre arbítrio da escolha pessoal de cada indivíduo.
Drogas
Todos que recorrem aos vários Templos de Umbanda encontrarão o
lado assistencialista. O dependente químico deve ser tratado sem
aspectos preconceituosos, tendo total assistência por parte da religião
de Umbanda.
A Umbanda respeita a vontade do individuo em buscar e aceitar o tratamento espiritual. Deve ser observado e respeitado nos tratamentos, o lado
psicológico, o comprometimento químico e atenção espiritual para o
dependente e sua família.
Eutanásia / Suicídio
A Umbanda, por valorizar a vida, nos aspectos terreno e espiritual, entende que a passagem deve ser natural, respeitando a Lei do carma e aprendizados importantes ao espírito.Só o Criador através de Sua Onisciência, Onipresença e Onipotência sabe o momento do desenlace carnal daquele indivíduo.Práticas que atentam contra a vida, seja de que forma for, não são aceitas pela religião de Umbanda.
Aborto
Entende-se que a partir da concepção já existe vida, um espírito que anseia por sua evolução.As observações dos resgates espirituais, através dos acontecimentos, necessitam ser levados em consideração. A Umbanda é contra a prática do aborto; porém, quando existe o risco de morte da mãe, o arbítrio deve ser dela. O aconselhamento direto com os guias de Umbanda é fundamental para que as ações sejam feitas sempre baseadas na espiritualidade.
Violência doméstica
A Umbanda não aceita qualquer forma de violência doméstica,
atendendo aos parâmetros da legislação vigente com destaque para:
Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente, Leis de proteção à
mulher e a Carta das Nações Unidas (ONU), onde os direitos da pessoa
humana devem ser preservados, combatendo qualquer tipo de violência
doméstica
O papel da mulher na sociedade
A Umbanda defende o direito de igualdade, onde a mulher deve ocupar qualquer posição com o mesmo tratamento. As mulheres na Umbanda estão em todos os níveis hierárquicos da
religião, mostrando a toda sociedade o exemplo a ser seguido.
Entendemos que a religião de Umbanda é exemplo a todos os segmentos
religiosos, pois valorizamos as mulheres em seu exercício sacerdotal.
Pedofilia / Maus tratos
A Umbanda não aceita qualquer forma de ato que atente contra a criança e o adolescente, em especial os casos de pedofilia e maus tratos, e defende que as Leis já estabelecidas devam ser aplicadas. Pessoas que possuem desvio de conduta podem estar sendo obsidiadas, ou mesmo necessitam de acompanhamento psicológico, unido de orientação espiritual.
Posicionamento e ética em relação à Umbanda e outras religiões
A Umbanda traz em si a base religiosa que deve ser respeitada.
Amar, respeitar, não julgar, não caluniar, atuar sempre com verdade, na
base do bem, da educação e da elevação. O posicionamento ético em qualquer religião deve se basear em tais atributos, manifestado pelo verdadeiro religioso de Umbanda. Sobre a questão inter-religiosa a Umbanda respeita todas as
religiões e busca o Estado Laico, não discriminando nenhum tipo de
manifestação religiosa que vise o respeito e evolução do ser humano.
Sobre os médiuns e assistidos
Os médiuns e assistidos em geral são vistos como religiosos e
devem agir como tal, acreditando em Deus, nos Orixás e guias
espirituais, possuir os atributos da Fé, amar seu semelhante, não
julgar, jamais caluniar, ser um pacificador, estar a serviço do bem e
jamais utilizar o seu conhecimento de forma torpe. Estes atributos são
posicionamentos éticos para todos que comungam da Fé de Umbanda.
Candidatos à política na Umbanda
A Umbanda exige que todo candidato que se apresente dentro da religião, concorde, se comprometa e assine documento público com o compromisso de seguir a “Carta Magna de Umbanda”. Assumindo sua posição expondo em seu próprio site, blog e em suas redes sociais. Entendendo que este documento protege a religião de oportunistas e pessoas mal intencionadas. Para tanto, a religião deve estar apontando qualquer tipo de possível desvio de comportamento do possível representante da religião.
Ensino religioso
A Umbanda defende o ensino religioso nas escolas de forma
ecumênica, porém, enfatiza a inclusão da Carta Magna de Umbanda como
fonte didática e a música umbandista como forma de inclusão social. Assim como as demais religiões, a Umbanda passa a ter um documento que esclarece de forma objetiva sua base.
Conceitos, Umbanda no Mundo e Jurídicos.
A Umbanda não aceita e não compactua com trabalhos de ordem trevosa, não faz amarração, ou atua de maneira que corrompa a base da família. Não cobra trabalhos caritativos de atendimento e aconselhamento, porém, temos que ter ressalva em relação aos elementos ritualísticos utilizados. A Umbanda esta em vários Países do Mundo, levando a Paz e a Elevação de uma Religião que defende os direitos pela igualdade, respeitando a pluralidade de cada Nação. As bases da “Carta Magna de Umbanda” são os princípios seguidos por religiosos de Umbanda pelo Mundo.
A Umbanda como religião ecológica, tem em seus seguidores os
defensores da natureza. Entendemos que o Orixá é a força da natureza em
nosso planeta e manifestação do Criador em nós. Sendo o nosso maior
altar a própria natureza. Observamos que não cabe á nenhum umbandista
cultuar despachos em zonas publica urbano, visto que os pontos de
irradiação estão juntos a natureza. Sabemos da necessidade de fazer
oferendas ao povo da rua, nossos exus e pombagiras, porém é importante
que haja o levantamento dos despachos antes do raiar do dia,
respeitando as pessoas que professam outras crenças e a ordem publica.
Do ponto de vista administrativo jurídico - A Carta Magna de
Umbanda defende a necessidade de organização jurídica e administrativa,
no que diz respeito a organização dos templos e federações.
Mais Informações: http://www.congressonacionaldeumbanda.com.br/site/
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