terça-feira, 27 de agosto de 2013

::: VEM AÍ ! ::: SETEMBRO 2013:::



                                        IV Seminário Muxima dia Muhatu             .



 O tema do Seminário este ano é:“IGUALDADE SOCIAL essa é a bandeira que me REPRESENTA!”.

Além do Seminário propor um espaço de discussão de diversos temas, também comparecerão representantes de Movimentos Sociais, Professores e Doutores prestando esclarecimentos, debate de ações e orientações preventivas à DST/AIDS e ainda o poder público trazendo as políticas do nosso município para a homossexualidade, o direito sexual e reprodutivo, além de outras atividades e dinâmicas. Lembrando que o cadastro pode ser realizado também na chegada ao Seminário.
* Confira a programação aqui: Blog da Mãe Kuia 
* Para mais informações: inzomusamburainha@yahoo.com.br



 6a Caminhada em Defesa a Liberdade Religiosa - Orla Copacabana 


Acontecerá no dia 08/ 09/ 2013, à partir das 11:00 hrs, a "6a.CAMINHADA EM DEFESA DA LIBERDADE RELIGIOSA, na Orla de Copacabana, tendo como tema deste ano: "Caminhando a gente se entende. Eu tenho fé". A 5a. edição (em 2012), reuniu mais de 210 mil pessoas e contou com o show da cantora Margareth Menezes.

Prestigie! Esperamos por você!!




                         3a. Feijoada com Pagode - Para uma Criança Feliz  .


Acontecerá no dia 15/ 09/ 2013, à partir das 12:30 hrs, a "3a.FEIJOADA COM PAGODE - Para uma Criança Feliz", com música ao vivo, sorteios e boa comida. Sem dúvida, quem prestigiar o evento beneficente em prol das crianças da comunidade, se deliciará com uma magnífica Feijoada, além de muita animação. Convidamos à todos a prestigiar e parabenizamos a Equipe Passanel e seus parceiros pelo evento.

Local.: Espaço Cultural Elite Company Dance
End...: José J. Bertolini, 313 - Jd. Sta. Emilia (atrás do Supermercado Unimais)
Valor.: 20,00
Convites já a venda.
Informações: (19) 3809.1608 - (19) 9766.8922

** Veja as fotos do Evento: Clique Aqui




            4o. Festival de Curimba "Um Grito de Liberdade"      .

 
A Aldeia de Caboclo, convida à todos para o "4o. Festival de Curimba "Um Grito de Liberdade", evento este que traz  a magnitude da união, divulgação, fortalecimento e valorização da arte e cultura Umbandista.



Dia...: 22 de Setembro 2013 (Domingo)
Local: Casa de Show Expresso Brasil
          Av. Aricanduva, 11500 - São Paulo
Ingressos: 25,00
* Mais Informações: http://www.aldeiadecaboclos.com.br/




::: Carta Magna de Umbanda (R&C)




Saravá à todos!

Sacerdotes e Irmãos...
Constantemente dizemos ser perseguidos e descriminados e o que fazemos para mudar esta situação?! Aqui a oportunidade de modificar nossa realidade, nos unindo e prestigiando iniciativas como esta, e mostrando que somos numerosos. Então, segue convite para Sessão Plenária na Camara de Vereadores de Campinas sobre a Umbanda. Por favor, compareçam para debatermos sobre nossa religião.
Abaixo mais informações da importância deste evento à nossa Umbanda e sua magnitude.
Divulguem em suas casas e redes sociais!
À Luz de Nzambi!! 

 ::: CONGRESSO NACIONAL DE UMBANDA ::: 

* O que é o Congresso Nacional de Umbanda?

O Congresso Nacional de Umbanda é uma forma de agregar a pluralidade dentro da religião de Umbanda. Respeitando as várias formas de manifestação e de trabalhos litúrgicos existentes nas diversas vertentes dentro da Religião de Umbanda. Os assuntos em questão são extremamente relevantes, sendo assim, trata-se de uma questão Nacional e não apenas Estadual ou Municipal. Criarmos um documento enfatizando o que é Umbanda, com respostas a vários temas relevantes, não só irá definir o que é Umbanda, como dará uma notoriedade importante diante de qualquer questão. Após este documento ser elaborado teremos fonte rica para o crescimento da religião de Umbanda.

* Objetivo

O objetivo do Congresso Nacional de Umbanda é de fortalecer o crescimento da religião, onde através de uma base sólida, poderemos definitivamente criar uma identidade única e exclusivamente Umbandista. A “Carta Magna de Umbanda” será um importante documento, onde todos os Órgãos Federativos, Catedráticos da Religião, Escolas de Umbanda, Imprensa, assinarão tendo validade em todo o território Nacional.

O objetivo é ter este importante documento “Carta Magna de Umbanda” reconhecida por Lei, sendo levada a Órgãos Governamentais, onde  de maneira definitiva estaremos organizados em nossa base, social e política. Servirá ainda para ser afixada na parede de todos os templos de Umbanda onde todos observarão o quão importante é a Religião de Umbanda, mostrando para a opinião pública a resposta do que é esta grande Religião. Ressaltando que temos o dever de possuirmos representatividade política! Ainda todo candidato político deverá se comprometer com a Carta Magna de Umbanda, desta maneira estaremos nos protegendo de oportunistas que se apresentam como religiosos de Umbanda, porém, não o são!



 ::: CARTA MAGNA DE UMBANDA :::  


**Todas as propostas aqui elaboradas não estão finalizadas, são para apreciação e avaliação para traçarmos as melhores formas de abordar os temas.

- A Umbanda é religião e tem em seus fundamentos  a base na crença em um Único Deus,  e sua estrutura se estende através do panteão de forças que cremos em nossa liturgia, os Orixás.
- Acreditamos nos espíritos da Umbanda com suas linhas e sublinhas, onde os denominamos de guias espirituais.

- Dando por verdade que a religião teve as influências das filosofias Indígena, Africana, Kardecista e Católica.

- Cremos em Oxalá - Jesus Cristo e seguimos seus ensinamentos.

- Possui sacramentos e ritos próprios de batismo, casamento e fúnebre.

- A Umbanda é uma religião de culto a natureza através dos Orixás, sendo assim é uma religião ecológica.

- Seus ritos são realizados através de orações, que podem ser cantadas, ritmadas com a utilização de instrumentos musicais.

- Todos estes aspectos dentro da religião de Umbanda se sustentam como fonte de atuação através da prática caritativa, assistencialista e religiosa aos que a ela recorrem.

- A Umbanda atua na elevação e educação religiosa praticando trabalhos que visam a evolução do ser humano.

- Entende-se que a religião de Umbanda, respeitando suas influências, é genuinamente brasileira, com duas características em sua origem:
* Primeira- que ela é milenar em suas atribuições espirituais em relação a manifestações.
* Segunda– que se iniciou através do Médium Zélio Fernandino de Moraes com a terminologia Umbanda, em 15 de Novembro de 1908, em Neves, Niterói, através do Caboclo das Sete Encruzilhadas. Ainda o médium Zélio teve a manifestação de Pai Antônio, que nos trouxe o sincretismo dos Orixás.

- A Umbanda se pratica por meio da doação pessoal, onde os médiuns de forma voluntária atuam na ajuda mutua, visando a Caridade.

- Possuem compromisso, onde a responsabilidade é o alicerce ético na prática religiosa no combate do baixo espiritismo.
 
A Umbanda é:  Doação, Caridade, Compromisso, Prosperidade.

Doação -  A Umbanda tem no voluntariado a forma de crescimento natural da religião, onde a participação se faz fundamental.
 
Caridade -  A ação caritativa é uma das formas da elevação do espírito.  Fora da caridade não existe a compreensão da missão evolutiva do religioso de Umbanda.
 
Compromisso - A Umbanda tem no médium compromissado com o bem, com a verdade, com a lealdade, com a caridade, com a entrega pessoal, com o respeito, a essência do verdadeiro religioso como forma de evolução.
 
Prosperidade -  A Umbanda defende que todo seguidor da religião deve ser prospero. A prosperidade se da pelo esforço constante do conhecimento e trabalho individual, onde amparado por sua fé conquista seus objetivos.
 
Racismo

 A Umbanda é uma religião brasileira e assim como seu povo que é miscigenado, existindo a representação de várias raças. A Umbanda é o exemplo inter-racial e responde por ela mesma, pois tem em sua base o negro o indígena e o europeu. Mostra-se como exemplo de cultura e educação, coibindo qualquer forma preconceituosa.

Homossexualidade

Na Umbanda todo ser humano é visto como irmão (a) espiritual, sendo aceita qualquer orientação sexual.  Assim a religião entende e acolhe espíritos e não o gênero. Discriminação e preconceito, não são ensinados pelos nossos guias, entendendo que a Umbanda acolhe a todos.
Encarnamos com propósitos e escolhas, sendo fundamental respeitarmos o livre arbítrio da escolha pessoal de cada indivíduo.

Drogas

Todos que recorrem aos vários Templos de Umbanda encontrarão o lado assistencialista. O dependente químico deve ser tratado sem aspectos preconceituosos, tendo total assistência por parte da religião de Umbanda.
A Umbanda respeita a vontade do individuo em buscar e aceitar o tratamento espiritual. Deve ser observado e respeitado nos tratamentos, o lado psicológico, o comprometimento químico e atenção espiritual para o dependente e sua família. 

Eutanásia / Suicídio

A Umbanda, por valorizar a vida, nos aspectos terreno e espiritual, entende que a passagem deve ser natural, respeitando a Lei do carma e aprendizados importantes ao espírito.Só o Criador através de Sua Onisciência, Onipresença e Onipotência sabe o momento do desenlace carnal daquele indivíduo.Práticas que atentam contra a vida, seja de que forma for,  não são aceitas pela religião de Umbanda.

Aborto
 
Entende-se que a partir da concepção já existe vida, um espírito que anseia por sua evolução.As observações dos resgates espirituais, através dos acontecimentos, necessitam ser levados em consideração. A Umbanda é contra a prática do aborto; porém, quando existe o risco de morte da mãe, o arbítrio deve ser dela. O aconselhamento direto com os guias de Umbanda é fundamental para que as ações sejam feitas sempre baseadas na espiritualidade.
 
Violência doméstica

A Umbanda não aceita qualquer forma de violência doméstica, atendendo aos parâmetros da legislação vigente com destaque para:  Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente, Leis de proteção à mulher e a Carta das Nações Unidas (ONU), onde os direitos da pessoa humana devem ser preservados, combatendo qualquer tipo de violência doméstica

O papel da mulher  na sociedade
 
A Umbanda defende o direito de igualdade, onde a mulher deve ocupar qualquer posição com o mesmo tratamento. As mulheres na Umbanda estão em todos os níveis hierárquicos da religião, mostrando a toda sociedade o exemplo a ser seguido. Entendemos que a religião de Umbanda é exemplo a todos os segmentos religiosos, pois valorizamos as mulheres em seu exercício sacerdotal.

Pedofilia / Maus tratos

A Umbanda não aceita qualquer forma de ato que atente contra a criança e o adolescente, em especial os casos de pedofilia e maus tratos, e defende que as Leis já estabelecidas devam ser aplicadas. Pessoas que possuem desvio de conduta podem estar sendo obsidiadas, ou mesmo necessitam de acompanhamento psicológico, unido de orientação espiritual.

Posicionamento e ética em relação à Umbanda e outras religiões

A Umbanda traz em si a base religiosa que deve ser respeitada. Amar, respeitar, não julgar, não caluniar, atuar sempre com verdade, na base do bem, da educação e da elevação. O posicionamento ético em qualquer religião deve se basear em tais atributos, manifestado pelo verdadeiro religioso de Umbanda. Sobre a questão inter-religiosa a Umbanda respeita todas as religiões e busca o Estado Laico, não discriminando nenhum tipo de manifestação religiosa que vise o respeito e evolução do ser humano.

Sobre os médiuns e assistidos
 
Os médiuns e assistidos em geral são vistos como religiosos e devem agir como tal, acreditando em Deus, nos Orixás e guias espirituais, possuir os atributos da Fé, amar seu semelhante, não julgar, jamais caluniar, ser um pacificador, estar a serviço do bem e jamais utilizar o seu conhecimento de forma torpe. Estes atributos são posicionamentos éticos para todos que comungam da Fé de Umbanda.

Candidatos à política  na  Umbanda

A Umbanda exige que todo candidato que se apresente dentro da religião, concorde, se comprometa e assine documento público com o compromisso de seguir a “Carta Magna de Umbanda”. Assumindo sua posição expondo em seu próprio site, blog e em suas redes sociais. Entendendo que este documento protege a religião de oportunistas e pessoas mal intencionadas. Para tanto, a religião deve estar apontando qualquer tipo de possível desvio de comportamento do possível representante da religião.
Ensino religioso

 A Umbanda defende o ensino religioso nas escolas de forma ecumênica, porém, enfatiza a inclusão da Carta Magna de Umbanda como fonte didática e a música umbandista como forma de inclusão social. Assim como as demais religiões, a Umbanda passa a ter um documento que esclarece de forma objetiva sua base.
 
Conceitos, Umbanda no Mundo e Jurídicos.

A Umbanda não aceita e não compactua com trabalhos de ordem trevosa, não faz amarração, ou atua de maneira que corrompa a base da família. Não cobra trabalhos caritativos de atendimento e aconselhamento, porém, temos que ter ressalva em relação aos elementos ritualísticos utilizados. A Umbanda esta em vários Países do Mundo, levando a Paz e a Elevação de uma Religião que defende os direitos pela igualdade, respeitando a pluralidade de cada Nação. As bases da “Carta Magna de Umbanda” são os princípios seguidos por religiosos de Umbanda pelo Mundo.
 
A Umbanda como religião ecológica, tem em seus seguidores os defensores da natureza.  Entendemos que o Orixá é a força da natureza em nosso planeta e manifestação do Criador em nós. Sendo o nosso maior altar a própria natureza.  Observamos que não cabe á nenhum umbandista cultuar despachos em zonas publica urbano, visto que os pontos de irradiação estão juntos a natureza.  Sabemos da  necessidade de fazer oferendas ao povo da rua, nossos exus e pombagiras,  porém é  importante que  haja o levantamento dos despachos antes do raiar do dia, respeitando as pessoas que professam outras crenças e a ordem publica.
 
Do ponto de vista administrativo jurídico -  A Carta Magna de Umbanda defende a necessidade de organização jurídica e administrativa, no que diz respeito a organização dos templos e federações.

Mais Informações: http://www.congressonacionaldeumbanda.com.br/site/




domingo, 18 de agosto de 2013

::: As Águas de São Paulo (7a. edição)



   As Águas de São Paulo  


"As Águas de São Paulo" convida todos os inúmeros religiosos e simpatizantes da promoção da cultura de paz e das religiões de matriz africana para no dia 5 de Outubro de 2013 participar do cortejo de caráter cultural e religioso, no centro de São Paulo, para a lavagem, purificação simbólica, da Estátua da Mãe Preta no Largo Paissandú, símbolo mais marcante da ancestralidade africana e, especificamente, da mulher negra, que para este movimento representa as sacerdotisas e sacerdotes que lutaram e lutam, historicamente, pela manutenção das tradições e da conquista de mais liberdade religiosa. 

Participe e some na luta pelo Estado Laico!

TRAJE PREFERENCIALMENTE BRANCO!

Maiores informações: 



quinta-feira, 8 de agosto de 2013

::: Seminário Muxima dia Muhatu (R&C)



O evento organizado pela Inzo Rainha das Àguas Doces e diversas parcerias, está em sua 4a. edição e propoem um olhar das Comunidades Tradicionais de Terreiro para homossexualidade, o movimento LGBT e a prevenção da Aids/DST. Acreditamos que esta discussão é um dever de nossas Comunidades, vendo que somos umas das religiões onde mais se agrega a diversidade, tanto sexual, quanto étnica e de gênero.

Além do Seminário propor um espaço de discussão com as mulheres Lésbicas pertencentes ou não das Comunidades Tradicionais de Terreiro, também comparecerão representantes de Movimentos Sociais, Professores e Doutores prestando esclarecimentos, debate de ações e orientações preventivas à DST/AIDS e ainda o poder público trazendo as políticas do nosso município para a homossexualidade, o direito sexual e reprodutivo, além de outras atividades.
Breve divulgação de cronograma completo.



Dia.........: 01 de Setembro 2013
Local......: Sede do PT - Campinas
Endereço.: Rua: Barão de Jaguara nº 334 - Centro | Campinas - SP

INSCRIÇÕES GRATUITAS
Informações: inzomusamburainha@yahoo.com.br

* MUXIMA DIA MUAHTO: Palavra na língua Bantu pertencente ao Candomblé de Angola que significa Coração de Mulher
*  AXÉ e ILÊ: Palavras na língua Yoruba pertencente a Candomblé de Ketu, que significam, Axé:- energia, poder, força da natureza e Ilê:- terra, chão.


Saravá à todos!
Gostaríamos ainda, de salientar que as comunidades tradicionais de terreiro, possui em seu âmbito social e familiar, o bem querer, o proteger, o zelo pelos seus filhos e sua comunidade. E este comportamento foi honrosamente expressado no documentário "O CUIDAR NOS TERREIROS", filmado nas cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Luís e Salvador. O vídeo mostra a diversidade cultural das religiões de matriz africana e sua visão de integração ao mundo e de auxilio nos processos de equilíbrio das pessoas.

Este lançamento é promovido pelo Ministério da Saúde DST/AIDS, a Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde, pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, pela Superintendência de Segurança e Proteção à Saúde (SUVISA), Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) e Programas Estaduais e Municipais de Salvador/Bahia.

Fonte: SMS - Secretaria Municipal Saúde/BA
 
 "O terreiro também é um espaço
 de prevenção e promoção da saúde."  



A Luz de Nzambi à todos!!








::: Diversidade Religiosa na TV (R&C)


Saravá meus irmãos!
Divulgamos neste post uma conquista não só às Religiões de Matriz Africana, mas a Diversidade Religiosa, onde através de propostas encaminhadas à Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), elaboradas durante a Conferência Nacional de Comunicação de São Paulo, conseguiram aprovar a criação de programas de televisão para divulgar a diversidade religiosa brasileira, como segue em texto abaixo. Vimos parabenizar nossa irmã Iyá Ekedji Ogunlade que juntamente com a Frente Paulista de Comunicação, estiveram na Conferência Nacional e participaram ativamente desta conquista.



::: DIVERSIDADE  RELIGIOSA NA TV :::

A TV Brasil lançou, no início deste mês (Julho), dois editais para apoiar a produção de programas que irão compor a faixa da diversidade religiosa da emissora. As seleções preveem a contratação de produtoras independentes para a realização de dois novos conteúdos: a série Diversidade Religiosa: panorama e o programa Diversidade Religiosa: retratos. Os editais foram criados para atender demandas feitas à Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
A série deverá abordar temas filosóficos e culturais ligados à religiosidade sob uma perspectiva jornalística e o programa abrirá espaço para que a cada nova edição um determinado credo possa se expressar livremente. A série jornalística terá um total de 26 episódios inéditos de 52 minutos.O programa artístico Retratos contará também com 26 episódios inéditos, de 26 minutos cada um.

As inscrições para o primeiro edital – Diversidade Religiosa: panorama poderão ser feitas até o dia 15 de agosto, mediante envio do Projeto Técnico e da Documentação de Habilitação, por correio ou pessoalmente, para o endereço da EBC, em Brasília. O vencedor do concurso firmará um contrato de coprodução com a EBC no valor total de R$ 1,3 milhão, sendo R$ 50 mil por episódio.

Para a seleção Diversidade Religiosa: retratos os interessados tem prazo até o dia 17 de agosto para realizarem as inscrições, enviando a documentação para o mesmo endereço. O vencedor firmará o mesmo tipo de contrato com a EBC só que o valor, neste caso, será de R$ 35 mil por episódio, perfazendo um total de R$ 910 mil por projeto.

O endereço para o envio da documentação é: Empresa Brasil de Comunicação S/A – EBC, Comissão Especial de Licitação, Concurso nº 001/2013, SCS Quadra 08, Edifício Super Center Venâncio 2000, Bl B-50, 1º Subsolo, Brasília, DF, Cep 70.333-900.


Grupo Consultivo

Em 2012 o Ministério da Cultura (MinC) integrou um Grupo de Trabalho que reuniu representantes da EBC com entidades da sociedade civil e órgãos governamentais, tais como a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPIR/PR). O grupo teve como o objetivo discutir a liberdade religiosa dentro do Sistema Público de Televisão. O trabalho foi criado em cima de demandas encaminhadas à Ouvidoria da EBC.

O GT indicou a criação de programas de televisão para divulgar a diversidade religiosa brasileira e fortalecer a tolerância de credos no país. A assessora do Gabinete da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC), Giselle Dupin, foi a representante do MinC neste grupo.

 

(Fonte: Site da EBC)
(Texto: Ascom/SCDC)



sexta-feira, 2 de agosto de 2013

::: Babalao é recebido pelo Papa



 ::: BABALAO IVANI DOS SANTOS É RECEBIDO PELO PAPA :::

Rio de Janeiro – O babalaô Ivani dos Santos, um dos representantes das Religiões de matriz africana,  foi recebido pelo Papa no evento deste sábado(27) no Teatro Municipal, destacou o feito inédito de um Papa recebendo um representante do candomblé.
“Pela primeira vez um representante do candomblé é recebido por um papa. Isso é inédito”, afirmou. Ele contou que na sua conversa com o Papa, ele entregou um livro com fotos sobre a caminhada pela liberdade religiosa que acontece todos os anos no Rio e que, neste ano, está agendada para o dia 8 de setembro. Ele contou que também recebeu duas medalhinhas do Papa.
Ele contou que foi convidado para participar do evento pelo próprio Vaticano, que será um dos participantes dessa caminhada em setembro.
“Foi um passo muito importante. Marca um gesto de respeito às religiões afro-religiosas e minoritárias”, finalizou.

Ivanir dos Santos nasceu em l955, no Rio de Janeiro. Filho de Sandra Maria Ivanir dos Santos, ex-trabalhadora dos canaviais de Campos dos Goytacazes, que vem para o Rio trabalhar como doméstica, e do mecânico José do Carmo Santos.
Nasceu e se criou na favela do Esqueleto, Mangueira, onde hoje se localiza a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), até ser internado à força no antigo Juizado de Menores. Sua história se confunde com as bandeiras de lutas por liberdades, justiça e o fim do racismo. Criado durante a infância e adolescência nos corredores e pátios da antiga Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor – Funabem.

Fonte:
* G1.globo
* Geledés Instituto da Mulher Negra


 

© Aldeia do Caboclo Pedra Preta by Dmaga - Designed by Simply Fabulous Blogger Templates