LEITURA INFANTIL|MINHA MÃE É NEGRA SIM!
Escritora..:
Patricia Santana
Ilustração: Hyvanildo Leite
Editora....: Mazza Edições
Faixa etária: 05 a 08 anos
Esta é a história de Eno, um menino alegre e estudioso. Um dia, na aula de artes, a professora pediu que pintassem a mãe e para o Eno, disse que pintasse sua mãe de amarelo.
Esta é a história de Eno, um menino alegre e estudioso. Um dia, na aula de artes, a professora pediu que pintassem a mãe e para o Eno, disse que pintasse sua mãe de amarelo.
Eno ficou muito triste, uma tristeza de doer, pois não entendeu o porquê que sua professora fez o pedido, porque não poderia pintar sua mãe de preto, afinal ele era preto, seu pai e sua mãe também, então Eno não quis mais desenhar e pintar, na hora de ir embora, nem quis sorrir para Dona Lia que fica no portão, chegou em casa e nem abraçou seu pai, correu direto para seu esconderijo.
Preocupados os pais queriam saber o motivo do banzo de Eno. O menino estava triste, mas queria melhorar, pois seu avô iria visitá-lo. Vovô Damião, já sentado no banco percebeu logo a tristeza do neto: “Que banzo é esse menino?”.
Eno já sabia que banzo era uma tristeza de preto que vinha do tempo da escravidão, saudade e medo de estar longe de sua terra e não aguentando mais decidiu falar.
O avô ouviu, coçou a cabeça e falou de forma mansa que só avô sabe falar, contou do tempo antigo e falou dos dias de hoje, falou sobre racismo e as dificuldades que os negros enfrentam. Então, Eno voltou a sorrir para Dona Lia e para professora entregou o seu desenho, dizendo: ”- Professora meu desenho de mãe, não pintei de amarelo, pintei de preto, em negro como é minha mãe, como é a jabuticaba, o ébano, a beleza da noite escura. Pintei com a cor de mim mesmo.”
A professora entendeu a seriedade da situação e Eno ainda completou, que qualquer dia, o seu avô iria dar uma aula para que todos aprendessem sobre a sua história.
::: 10 de Maio 2015 - Homenagem ao Dia das Mães :::
* Imagem: Blog ideia criativa lindas imagens
por: Mãe Dinah D' Iansã