quinta-feira, 30 de setembro de 2010

::: Caminhada de Várzea Paulista :::

Motumbà...
Hoje trago o link correspondente a reportagem da "1a. Caminhada em Defesa da Liberdade de Crença e contra a intolerância religiosa", que aconteceu em 12 de Setembro em Várzea Paulista, e que foi acompanhado e apoiado pelo "Programa Moderníssima", apresentado por Fernanda Menegasso e Eliane Belmonte.
Motumbà Axé!!

Programa Moderníssima
Seja Moderníssima - Seja Você
Jundiaí | Canal 23 NET | QUI 16h00
Bragança Pta e Atibaia | Canal 21 NET | QUI 16h30

Link: http://www.programamodernissima.com.br/programa-005/
* Confira as Fotos - Clique Aqui




terça-feira, 28 de setembro de 2010

::: ANJO DA GUARDA :::



...(Nome) “Seu Anjo da Guarda te chama!”


Quando o médium fica meio em transe após a incorporação, alguns dirigentes colocam a mão sobre o coração do médium e dizem: “_fulano seu anjo da guarda te chama!” Esta era uma prática comum antigamente (não há como datar precisamente) de benzedeiras. Elas utilizavam esta frase como uma pequena oração para pessoas que não se achavam plenamente conscientes por vários motivos (mediunizadas, epilepsia, desmaio, etc.). Tal prática talvez tenha sido trazido para a nossa amada Umbanda por alguma Preta Velha, já que é de pleno conhecimento nosso, que muitas Delas foram exímias benzedeiras. O Anjo da Guarda é visto como o Mentor de nossa razão, de nossa consciência; Desta forma este é um chamado ao restabelecimento da consciência com implicações magísticas. Ao fazer referência ao nosso Anjo da Guarda, chamando-nos de volta ao domínio das faculdades no corpo físico após o transe mediúnico, ocorre uma espécie de invocação a nós mesmos.

::: A PEMBA DE UMBANDA :::


* A PEMBA *

Vemos nos terreiros vários objetos sendo usados como instrumentos de trabalho, são poderosos elementos energéticos que facilitam a ação espiritual beneficiando o assistido.
Entre tantos elementos como águas, charuto, pedras, ervas, velas, toalhas, quero chamar a atenção para a PEMBA. A pemba é um dos elementos de maior poder energético que a Umbanda tem e é usada durante, antes e depois de uma gira espiritual acontecer, além disso, é um elemento que representa e atua na Umbanda em todos os sentidos e de várias formas. Não é à toa que nos referimos aos médiuns umbandistas como “filhos de pemba”, não é à toa que a pemba não pode faltar em qualquer ato ritualístico da Umbanda, seja casamento, batizado, ato fúnebre ou mesmo nas giras assistenciais, não é à toa que, antes do atendimento assistencial, pontos são riscados pelos guias e, com certeza, conhecem coisas que nós nem fazemos idéia. Quando ela é usada como pó junto com a energia do sopro, envolve todo o ambiente e todos os espíritos encarnados e desencarnados de forma poderosíssima, iniciando um trabalho de limpeza, harmonização ou até de descarga; claro que isso depende da composição dos elementos adicionados à pemba que está sendo utilizada e da forma que é soprada essa pemba. Quando usada nos Pontos Riscados, o símbolo riscado transforma-se em um Símbolo Sagrado com grande Poder de Ação, traz toda a força misteriosa da “Grafia dos Orixás” que são signos e símbolos magísticos que abrem ou fecham portais, que trazem ou repelem energias, ativam ou desativam forças astrais e da natureza, portanto têm o poder de fechar, trancar, abrir, quebrar, direcionar, harmonizar, transformar, equilibrar os Terreiros, assim como os médiuns pois atuam em seus campos mediúnicos. Importante comentar que a escrita mágica simbólica com seus infinitos signos e símbolos é tão antiga quanto a humanidade e são encontrados pelos arqueólogos em construções antiquíssimas, em túmulos, dentro de templos religiosos, lugares de cultos, seitas. Mesmo porque a comunicação escrita surge através de símbolos, traços, pontos e não através de letras como estudamos hoje. Portanto, essa escrita mágica simbólica, usada pelos guias espirituais, não é propriedade da Umbanda e sim, é um bem colocado à disposição da humanidade pelos povos antigos e pelos seres espirituais superiores que dela muito tem se servido no decorrer dos séculos. A Pemba também é usada no médium como forma de Cruzamento, esse ato melhora a mediunidade, protege, potencializa o dom mediúnico etc.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

::: FENUG - Encontro de Curimbas :::



FENUG CONVIDA À TODOS PARA O

6o. ENCONTRO DE MÉDIUNS E CURIMBAS
REALIZAÇÃO FENUG

DIA 2 DE NOVEMBRO DE 2010
A PARTIR DAS 12:00HS
LOCAL: TEATRO ADAMASTOR
AV MONTEIRO LOBATO, CENTRO - GUARULHOS

Se você quer expor seu trabalho, como uma apresentação, um ponto em louvor a algum orixá ou uma reza, este é um espaço que está sendo aberto.

Inscrições até o dia 20 de Outubro.
Contato: tel.: 11 2403-5597(falar com Kátia)
E-mail: fenug.gr@gmail.comclaudiafenug@gmail.com

E lembramos que o Grupo Filhos do Axé estara realizando as suas apresentações em comemoração de seu aniversário.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

::: A UMBANDA EM LUTO! :::

Caros irmãos em Oxalá

Venho consternado, trazer ao conhecimento da família umbandista o falecimento de minha mãe espiritual ZILMÉA DE MORAES CUNHA, ocorrido ontem (16 de setembro de 2.010) às 17:30 horas.


O enterro será amanhã (18/09) no Cemitério de Maruí em São Gonçalo das Neves no Rio de Janeiro.


Nessa sexta-feira outonal de 17 de setembro, o dia demorou um pouco mais a aparecer e o sol, meio acanhado, não pode deixar de clarear o dia. Mas não foi como tem sido desde o final da década de 70, quando da passagem do fundador da Umbanda no Brasil, ZÉLIO FERNANDINO DE MORAES.


Hoje o dia apareceu mais triste, mais embaçado e cabisbaixo porque perdeu a luz que irradiava de nossa querida mãe espiritual e filha de Zélio, a nossa querida mamãe ZILMÉA DE MORAES CUNHA.


Mas o céu... Ah! O céu... Este acordou em festa, muito alegre e mais iluminado, por causa da presença de mamãe Zilméa. O céu ficou tão iluminado que o sol não pode ignorar tanta alegria e acabou por ensolarar a terra e a nós, por conseqüência.


Os anjos, os Orixás e os Guias puderem recebê-la com carinho e conduzi-la, com muita gentileza, até os braços de seus pais e irmã Zélia, tão queridos e por tanto tempo tão distantes.


Finalmente a família de Zélio de Moraes se reencontrou e estão em paz ao lado dos espíritos que tanto amaram.


Mas infelizmente sabemos que para os que ficaram (principalmente os familiares) a dor da perda é imensa e demora a passar, por isso, compartilhamos a todos que a família Linares se solidariza com as famílias Moraes/Cunha.


Postado por: Pai Ronaldo Linares

A Umbanda está de LUTO, mas a Aruanda está em Festa, com a chegada de duas grandes representantes e defensoras da religião: Mãe Eulina D'Iansã (18/06/2010) e Mãe Zilméia (16/09/2010). A Família Aldeia presta aqui sua homenagem e seus sentimentos aos familiares... (Pai Michaell D'Xangô)

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

::: FESTA ALDEIA GUARANI :::


Projeto social desenvolvido pela "AGO - Associação Guerreiros de Oxalá"e Colaboradores, onde anualmente entregam mantimentos, roupas, brinquedos e realizam uma grande festa na Aldeia Indígena Guarani TEKOA PYAU, com uma tarde de muita alegria, brincadeiras e muito cachorro quente, momento muito aguardado pelas crianças indígenas; e a Aldeia do Caboclo Pedra Preta teve o privilégio de acompanhar esta festança em 2010. Agradecemos a todos que colaboraram com doações para nossa campanha de arrecadação, principalmente a do cachorro quente, pois alcançamos nosso objetivo...Muito Axé e obrigada!!
E para 2011 mantemos a Campanha de arrecadação...Participe!! Faça a Diferença...Para mais Informações pode nos contactar pelo nosso Email.
Motumbá Axé!!

* Vídeo da Festa na Aldeia do ano de 2008

 

© Aldeia do Caboclo Pedra Preta by Dmaga - Designed by Simply Fabulous Blogger Templates